7 Conteúdos para as redes sociais das Clínicas Veterinárias

Clinica-veterinaria-redes-sociais

Conteúdos para as redes sociais das Clínicas Veterinárias.

No universo digital, possuir uma presença online é mais do que uma escolha estratégica, esta caracteriza-se como uma obrigatoriedade para clínicas veterinárias que pretendem alcançar e interagir com os pacientes e criar uma comunidade online.

As redes sociais, nomeadamente o Facebook e Instagram, surgiram como canais de comunicação essenciais para interagir com a comunidade ao apresentar conteúdos que agreguem valor à audiência e para fortalecer o alcance da clínica veterinária. 

De seguida, apresentámos 7 conteúdos que as clínicas veterinárias devem possuir para cultivar a audiência e solidificar a presença online do espaço médico.

1. Conteúdo Educativo:

Ao educar a audiência da clínica veterinária irá promover a conscientização de temáticas interessantes à comunidade, nomeadamente dicas sobre como cuidar da saúde e do bem-estar dos animais, alimentação, gripes sazonais, problemas de saúde, dependendo da raça do animal, higiene, exercícios e primeiros socorros e ainda conselhos do corpo clínico da veterinária. Ao disponibilizar esta tipologia de conteúdos, irá promover a educação da comunidade, o bem-estar dos seus animais e ainda posicionar a clínica como referência e uma fonte confiável para obter conhecimento.

2. Humanização da Clínica Veterinária:

O setor da saúde possui características e especificidades únicas, desse modo é de extrema importância disponibilizar conteúdo que humanize a clínica veterinária e permita estabelecer uma conexão autêntica com a comunidade. Assim, considera-se importante partilhar conteúdos relativos a experiências positivas, depoimentos, corpo clínico, cultura e valores da clínica veterinária, é importante referir que é preciso considerar as normas legislativas e éticas na partilha de conteúdo desta tipologia.

A partilha de histórias de sucesso de animais e de narrativas pessoais dos donos, demonstram a qualidade do serviço, ajudam a gerar confiança e credibilidade do espaço de saúde e ajudam na tomada de decisão de potenciais donos que não conheçam a clínica.  

3. Conteúdo Interativo:

É importante estimular a participação da comunidade, assim apostar em conteúdos com elementos interativos e de gamificação nomeadamente badges, rankings, jogos e desafios online irá gerar mais interação na comunidade online, adicionalmente é possível disponibilizar uma oferta e apresentar um serviço e/ou produto novo da clínica.

Além disso, esta tipologia de conteúdo permite a partilha de conteúdo dos utentes da clínica, o que contribui para a construção de um senso de comunidade e amplia o alcance da clínica.

 

redes-sociais-clinicas-veterinarias

 

4. Podcasts e Entrevistas:

A disseminação de conteúdo informativo no formato de podcast e entrevistas oferece uma abordagem dinâmica e envolvente, permite que as clínicas disponibilizem informação de uma maneira acessível e interativa e ainda permite estabelecer uma conexão mais próxima com a comunidade.

5. Parcerias Estratégicas:

As redes sociais permitem a criação de conteúdo em parceria com outras entidades na plataforma, estas parcerias proporcionam uma credibilidade instantânea, promovem a confiança na qualidade dos serviços veterinários prestados e ainda apresentam uma oportunidade para ampliar o alcance da clínica e fortalecer a reputação da mesma como referência no cuidado animal. A escolha da entidade para realizar a parceria deve considerar diversos fatores, para que esta seja impactante e significativa para a comunidade.

6. Destaque para adoção de animais de estimação:

Em parceria com abrigos de animais locais ou organizações de resgate, é importante apresentar animais de estimação que estejam disponíveis para adoção. Assim deve-se possuir um segmento dedicado a apresentar a história, informação base e personalidade de animais que estejam disponíveis a encontrar um lar eterno. Este segmento além de promover uma causa nobre, também demonstra o compromisso da clínica com o bem-estar animal.

7. Compromisso Social:

No seguimento da tipologia apresentada anteriormente, a participação e divulgação de eventos comunitários, nomeadamente a partilha de conteúdos relativos ao incentivo à participação em arrecadação de fundos, campanhas de caridade ou reuniões locais centradas nos animais de estimação.

 

Em um ambiente digital em constante evolução, a inovação na comunicação é a chave para se destacar. Ao incorporar tipologias de conteúdo mais diversificada, as clínicas veterinárias conseguirão construir uma presença online robusta e tornarem-se líderes visionárias na comunidade de cuidados com animais de estimação. A chave para o sucesso nas redes sociais é a criação e partilha de conteúdo envolvente e relevante para a comunidade que serve.

Revolucionámos a comunicação na saúde, marque uma sessão de Comunicação e Marketing.

Juntos, vamos impulsionar a vitalidade da sua clínica médica.

Artigos relacionados

Formulário de contacto

Comunicação e Marketing para o setor da Saúde

Fale com um consultor espcializado em comunicação e marketing para o setor da saúde MED Agency.

Vantagens de trabalhar com a MED Agency:
Próximos passos?
1

Marcação de reunião para briefing

2

Analise e apresentação de proposta de serviços

3

Elaboração de plano de comunicação e marketing

Agende uma consulta