Métricas para as redes sociais de entidades médicas
Numa sociedade digitalmente interconectada e impulsionada por conexões digitais, as redes sociais tornaram-se o epicentro da presença online para entidades dos mais diversos setores. Contudo, marcar presença não é suficiente, é necessário entender como as estratégias estão a impactar o posicionamento e visibilidade no mercado e se estás estão a obter resultados positivos para as entidades.
Para conseguirmos medir esta performance é necessário proceder a uma análise à saúde das redes sociais da entidade, para isso recorremos às métricas das redes sociais.
As métricas para as redes sociais são dados que analisam as campanhas implementadas nas redes sociais e determinam o seu impacto no posicionamento e visibilidade da entidade. Estas servem como uma bússola que guia o sucesso da entidade e redireciona caso as estratégias implementadas não estejam a alcançar os resultados pretendidos.
As métricas para as redes sociais na saúde oferecem uma visão valiosa sobre o desempenho das campanhas implementas, estas obtêm insights valiosos sobre como a entidade médica é percebida pela sua audiência e como esta deve proceder para melhorar e otimizar as estratégias implementadas e servir a sua comunidade digital. Assim, as métricas ajudam as entidades a alcançar os seus objetivos corporativos e a servir melhor a sua comunidade online.
É possível medir o desempenho das redes sociais ao rastrear as principais métricas. Estas métricas incluem a interação, impressões, alcance, partilhas e conversões.
- Alcance e Impressões:
- Alcance: Alcance é uma métrica fundamental que informa quantas pessoas visualizaram o conteúdo nas redes sociais da entidade médica, quando tomado como uma média entre as diversas publicações da entidade é possível determinar a preferência da sua audiência, o que consequentemente irá beneficiar na criação de estratégias e de conteúdo no futuro.
- Impressões: Quantas vezes o conteúdo foi exibido aos utilizadores
- Interação:
- Gostos, comentários e partilhas: Demonstram o interesse do público com o conteúdo partilhado
- CTR: Indicam o número de pessoas que clicaram em links ou botões de call to action (CTA). A ação é realizada ao clicar no link da publicação para realizar a ação proposta. A frequência com que as pessoas clicam nos links é a sua taxa de cliques
- Conteúdo guardado: Indica se o público considera o conteúdo valioso e o guarda para visualizar mais tarde
- Taxa de Conversão:
- Leads: Quantidade de pessoas que demonstraram interesse na entidade médica e disponibilizam a sua informação pessoal
- Marcação de consultas médicas/ procedimentos médicos
- Retenção:
- Taxa de interação: Percentagem de seguidores que interagem com o conteúdo regularmente
- Crescimento da comunidade online: Aumento no número de seguidores ao longo do tempo
- Métricas Adicionais:
- Custo por clique (CPC): Esta métrica é utilizada em publicidade online, com anúncios pagos. Esta métrica informa o custo por clique
- Custo por mil impressões (CPM): Esta métrica concentra-se no valor cobrado quando a publicidade online, os anúncios são exibidos mil vezes
- ROI (Retorno sobre Investimento): O ROI avalia o desempenho financeiro das campanhas da clínica médica
- Menções à marca: Quantas vezes a entidade médica é mencionada nas redes sociais, espontaneamente ou em resposta às ações da entidade
A compreensão das métricas é fundamental para conseguir otimizar o desempenho das campanhas nas redes sociais. As métricas informam o caminho a seguir e se a aposta nas estratégias e campanhas atuais estão a alcançar os resultados pretendidos, importante referir que cada campanha possuirá os seus próprios parâmetros de sucesso consoante o objetivo e intuito de cada uma.
Existem diversos canais de comunicação disponíveis para comunicar eficazmente com a audiência da entidade de saúde, nomeadamente Facebook, Instagram, Tiktok, Youtube e LinkedIn. Cada meio possui um propósito distinto, normas e tipologias de conteúdo, assim a escolha do meio mais adequado para o seu espaço de saúde e a sua estratégia de comunicação é de extrema importância.
- Meta Business Suite: Para páginas do Facebook e Instagram
- Google Analytics: Para analisar o tráfego proveniente das redes sociais para o website da entidade médica
Ao acompanhar e analisar as métricas, as entidades de saúde conseguem otimizar as suas estratégias nas redes sociais, aumentar a interação com os seus pacientes e alcançar melhores resultados no ambiente digital. É importante enaltecer que as redes sociais são uma ferramenta poderosa quando utilizadas de forma eficaz. A compreensão das métricas irá proporcionar melhores resultados para as entidades médicas e permitirá a construção de comunidades online saudáveis e resilientes.
Na MED Agency, compreendemos o valor destes canais, de como aplicá-los e otimizá-los para que a sua entidade de saúde alcance os resultados desejados.
Revolucionámos a comunicação na saúde, marque uma sessão de Comunicação e Marketing.
Juntos, vamos impulsionar a vitalidade da sua clínica médica.